As baixas temperaturas podem danificar as placas fotovoltaicas?

As baixas temperaturas podem danificar as placas fotovoltaicas?

Muitos estão em dúvida a respeito dos danos que as placas fotovoltaicas podem sofrer com as baixas temperaturas. Primeiramente devemos entender a diferença entre as duas tecnologias que utilizam a energia solar como fonte de energia: a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica.
A primeira utiliza a energia do sol para aquecer a água por meio de placas coletoras instaladas em cima do telhado. A segunda, definida como energia solar fotovoltaica, é a tecnologia que capta a irradiação solar por meio de placas de silício (chamados de módulos ou placas fotovoltaicas) e transformada em energia elétrica através de um sistema gerador fotovoltaico.
Portanto, os dias de temperaturas baixas não influenciam negativamente na geração de energia do sistema e nem destroem os painéis por choque térmico igual acontece com a tecnologia solar térmica para aquecer fluidos. Pelo contrário, ele é benéfico para o desempenho do sistema, assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos funcionam de forma mais eficiente em baixas temperaturas.
A produção de energia reduzida nos períodos de inverno não está relacionada com a temperatura ambiente e sim da duração dos dias, que são menores, e da angulação do sol em relação à Terra, que faz com que a sua luz chegue de maneira mais amena a superfície terrestre no nosso hemisfério.
Ficou curioso para saber mais?
Entre em contato, temos uma equipe de consultores sempre prontos para fazer um atendimento personalizado para você!

Comentários